Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento e validação de escala de mensuração para inovação, modelos de negócios de economia circular, recuperação de recursos e proposição de valor aplicada ao setor PET
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Edson Luis Kuzma
- Irati Responsável pela submissão
2 - FABIO LAZZAROTTI
Universidade do Oeste de Santa Catarina - Programa de Pós graduação em Administração - PPGA da Unoesc
3 - Eric David Cohen
Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP - Unicamp

Reumo

Os modelos de negócios de economia circular se concentram em desacelerar, fechar e estreitar os ciclos de utilidade dos recursos para manter o valor pelo maior tempo possível (Foroozanfar, Imanipour, & Sajadi, 2022). O fechamento dos ciclos implica na redução dos impactos ambientais da pressão pela extração de recursos virgens e agrega valor superior ao cliente. Nesse sentido, o conceito de valor é central para os modelos de negócios e descreve a forma como eles são feitos. Ilustra como a empresa propõe, cria, entrega e captura valor para o negócio (Dominko et al., 2022).
Este estudo focou nas seguintes questões de pesquisa: a inovação influencia os modelos de negócios na criação de valor no contexto de um país emergente? Os modelos de negócios circulares e as práticas de recuperação de recursos criam valor nos negócios do setor pet? As relações causais entre inovação, MNEC e recuperação de recursos influenciam positivamente a criação de valor para empresas do setor pet? Para responder essas perguntas, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre inovação, recuperação de recursos, Modelos de Negócios de Economia Circular (MNEC) e criação de valor.
Os modelos de negócios circulares são caracterizados pela adoção de estratégias que visam criar e capturar valor ambiental, social e financeiro, que atendam às necessidades e demandas dos consumidores sem causar prejuízos ao meio ambiente e as gerações futuras (Santa-Maria, Vermeulen, & Baumgartner, 2022). O processo de criação de valor no contexto da economia circular demanda inovação nos modelos de negócios para o fornecimento de soluções mais inteligentes do que as fornecidas pelos negócios tradicionais.
A amostragem foi aplicada junto a empresas da indústria pet, localizadas no Brasil. Os dados foram analisados a partir de Análise Fatorial Confirmatória, com aplicação de Modelagem de Equações Estruturais (MEE).
A escala foi desenvolvida a partir de revisões sistemáticas com escopo direcionado a modelos de negócios de economia circular, recuperação de recursos e inovação, com adoção de protocolo de desenvolvimento e validação. Para validação do modelo teórico, o estudo testa seis hipóteses de pesquisa com 1389 empresas da indústria pet, localizadas no Brasil. Todas as hipóteses foram suportadas
As descobertas desta pesquisa podem orientar a gestão de empresas do setor pet no aproveitamento de oportunidades de negócios orientados pela inovação e práticas circulares. O segmento é emergente, com expectativa de crescimento. Os negócios que nascerem neste meio já podem incorporar desde a sua gênese princípios que estimulem a adoção de uma postura de melhoria em relação ao meio ambiente.
Foroozanfar, M. H., Imanipour, N., & Sajadi, S. M. (2022). Integrating circular economy strategies and business models: a systematic literature review. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies, (ahead-of-print). Dominko, M., Primc, K., Slabe-Erker, R., & Kalar, B. (2022). A bibliometric analysis of circular economy in the fields of business and economics: towards more action-oriented research. Environment, Development and Sustainability, 1-34.