Resumo

Título do Artigo

UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE ECOEFICIÊNCIA NO SETOR DE LATICÍNIOS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ana Isabelle Gomes Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Unidade Acadêmica de Administração Responsável pela submissão
2 - José Irivaldo Alves de Oliveira Lima
-
3 - Nhatallia Laranjeira Amorim
-

Reumo

Para atender as demandas crescentes dos últimos anos as indústrias passaram a utilizar mais dos recursos naturais, gerando prejuízos ao meio ambiente. Considerando a finitude desses recursos, o enfoque não deve mais ser apenas nas questões econômicas.
Portanto, buscam-se medidas sustentáveis por meio de modelos ecoeficientes, em que a governança visa vantagens econômicas e competitivas aliadas à responsabilidade socioambiental. Desse modo, neste artigo buscou-se analisar as características da produção científica sobre Ecoeficiência no setor de laticínios.
O setor de laticínios tem contribuições socioeconômicas, porém, suas atividades têm ganhado destaque devido aos seus danos ambientais. (CARVALHO; et al., 2013). A governança do setor tem enfrentado diversos desafios acerca do desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade para prevenção da poluição.
Pesquisa bibliográfica na base de dados Web of Science, utilizando as leis de Zipf, Lotka e Bradford para a realização da pesquisa.
Os resultados indicam um período de equilíbrio na publicação dos temas pesquisados (2004-2021), demonstrando ser um tema jovem e ainda pouco explorado pela pesquisa científica. Por fim, foi possível identificar as principais publicações, relacionando por ano e autores, como também quantificar os dados das publicações nesses temas.
O estudo estabelece uma contribuição ao possibilitar a utilização de um método para a pesquisa bibliométrica, que estabelece critérios claros e direcionados por meio das leis de Zipf, Lotka e Bradford, podendo tais leis serem aplicadas em diversas áreas e pesquisas de trabalhos publicados. A pesquisa e o direcionamento do estudo contribuem também para o avanço do conhecimento, por conduzir e estabelecer uma ligação entre duas variáveis que se relacionam em abordagens teóricas, além de relacionar uma temática que ascende no mercado, mas ainda pobre em publicações científicas.
GUEDES, V., BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. CINFORM – Encontro Nacional de Ciência da Informação VI, v. 6, 2005. HART, S. L., DOWELL, G. A natural-resource-based view of the fi rm: Fifteen years after. Journal of Management, v. 37, n. 5, p. 1464–1479, 2010.