Resumo

Título do Artigo

A importância do microcrédito na trajetória sócio-ocupacional das mulheres empreendedoras: O caso do projeto SEBRAE Delas-Mulher de Negócios
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - ANDREIA DUARTE ALEIXO
- CAMPUS DE CACOAL Responsável pela submissão
2 - BARBARA CAROLINA DUTRA VIEIRA
-
3 - Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
- Cacoal
4 - Nilda Catalina TAÑSKI
-
5 - Ozana Rodrigues Boritza
- UNIR

Reumo

O microcrédito é considerado como um tipo de crédito de pequeno valor financeiro cedido, normalmente, a empreendedores de baixa renda e com relações informais no mercado trabalhista, pessoas que tem o desejoso de constituir, conservar, ou inclusive, oficializar pequenos empreendimentos, com o objetivo de ter rendimentos através da venda/prestação de serviços e/ou produtos.
Como o Projeto de Empreendedorismo Feminino SEBRAE Delas–Mulher de Negócios fomenta as práticas empresariais para tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos? analisar os resultados do microcrédito na trajetória sócio-ocupacional das mulheres empreendedoras no projeto SEBRAE Delas-Mulher de Negócios.
Cavalcante (2003) destaca que a carência de crédito é maior para micro e pequenos empreendimentos, por consequência afetando a crescença das receitas e a capacidade de expansão em produzir. Cita Martinelli (2004), como a assistência de crédito para pequenos empreendimentos, é um importante recurso, seja para oportunidades que venham a surgir no âmbito financeiro, ampliar as condições de desenvolvimento, e inclusive auxiliar em situações emergentes.
Quanto aos procedimentos, a pesquisa se classificou como bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa.
De acordo com as Gestoras do Projeto SEBRAE Cacoal, e Porto Velho, o Projeto SEBRAE Delas-Mulher de Negócios surgiu partir da adesão à Carta dos Princípios do Empoderamento Feminino, movimento internacional liderado pelas Nações Unidas, no qual empresas se comprometem a promover políticas pró-equidade de gênero no trabalho. A Carta é composta por 7 compromissos, que versam desde a promoção de equidade salarial, ao estabelecimento de indicadores de gênero nas atividades da empresa, para mensuração do progresso atingido.
Este estudo teve por objetivo abordar os resultados do microcrédito na trajetória sócio-ocupacional das mulheres empreendedoras, tendo como foco o projeto SEBRAE Delas–Mulher de Negócios. Assim, a pesquisa demonstrou que o cenário das empreendedoras tomadoras de microcrédito, em maior parte potenciou melhorias, não havendo relatos de insatisfações por meio da concessão do microcrédito.
CAVALCANTE, A. B. Microcrédito: Uma Alternativa de Política Pública Local de Crédito Produtivo para o Micro e Pequeno Empreendedor, 2003. DOLABELA, F. O Segredo de Luísa: Uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro, Sextante, 2012. VARIAN, H. R. Microeconomia: princípios básicos. Rio de Janeiro: Campus, 1994. YUNUS, M.; JOLIS, A. O Banqueiro dos Pobres. São Paulo: Ática, 2008.