Resumo

Título do Artigo

PROMOÇÃO DE IOT E IA NO AGRONEGÓCIO POR EMPRESAS E STARTUPS E SUA ACESSIBILIDADE A PRODUTORES RURAIS BRASILEIROS
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Bruna Caroline Cerva
- CEPAN UFRGS Responsável pela submissão
2 - Luiza da Silveira Bavaresco
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós Graduação em Agronegócio

Reumo

Um importante marco no agronegócio foi a introdução da IoT e IA na oferta de soluções para o aumento da produtividade. Algumas dessas soluções envolvem a agricultura de precisão, otimização e manejo das culturas, melhoramento genético e o uso de softwares de gestão agrícola. Diversas empresas e startups vêm desenvolvendo inovações para otimizar o sistema produtivo e reduzir custos e perdas. Tais soluções estão alinhadas com as necessidades do agronegócio e devem ser absorvidas, resolvendo-se as principais barreiras relacionadas a custos, infraestrutura e conhecimento da tecnologia.
Este artigo tem como problema de pesquisa e objetivo identificar, a partir de constatada a relevância dos avanços tecnológicos e o papel das startups neste processo, principalmente para o setor do agronegócio, a possibilidade de absorção e benefício de tais soluções por parte daquele que vem a ser o destinatário final – o produtor rural.
A fundamentação teórica deste artigo apresentou de forma sucinta como ocorre o processo de difusão de uma inovação tecnológica, quais os fatores envolvidos e etapas ou fases desse processo, quais os condicionantes importantes relacionados, bem como a importância do papel da aprendizagem.
Este artigo contou com a coleta de dados dados primários e dados secundários. Os dados secundários foram obtidos diretamente do site das startups e empresas mapeadas, e de relatórios disponibilizados online, caso dos relatórios obtidos na pesquisa do IBGE de 2017 e da pesquisa da CropLife, com dados de 2020. Os dados primários foram obtidos por contato telefônico para determinação do preço das tecnologias ofertadas. As startups e empresas foram encontradas em sites de discussão sobre aquelas que vêm promovendo soluções inteligentes para o agronegócio.
Este artigo realizou um mapeamento de 34 empresas e startups brasileiras para conhecer as mais recentes soluções para o agronegócio. Obtivemos, destas 34, tomada de preço das soluções de 10 das startups e empresas mapeadas. O cruzamento de dados com o perfil dos produtores rurais brasileiros de uma pesquisa do IBGE e da CropLife evidenciam que, embora haja um aumento no acesso a dispositivos de internet pelos produtores rurais brasileiros, isso ainda implica no acesso a tecnologias mais simples, seja em termos de custo da tecnologia, falta de instrução e/ou estrutura suficiente para o uso.
A partir dos dados encontrados, destaca-se à necessidade de maior oferta de soluções em outras regiões do Brasil, a necessidade de que essas tecnologias sejam mais acessíveis em termos de custo financeiro, bem como opções favoráveis de financiamento, considerando a renda média dos produtores rurais brasileiros, bem como maior transparência quanto à funcionalidade de tais tecnologias para que o perfil do produtor rural brasileiro, em geral com baixa escolaridade, não constitua uma barreira para a adoção de tais tecnologias, implicando assim no atraso do desenvolvimento regional sustentável.
TIGRE, P. Gestão da Inovação: A Economia da Tecnologia no Brasil. 7. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. BRASIL. IBGE. Censo Agro 2017. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2022. EY BRASIL. Inovação no Agronegócio e a qualificação do produtor brasileiro na era digital. São Paulo: Croplife, 2021. 31 p. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2022.