Resumo

Título do Artigo

INDICADORES PARA OS ESPAÇOS VERDES URBANOS, COMO FERRAMENTA DE MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO URBANO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Priscilla Azambuja Justi
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA - Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Geografia - FAENG Responsável pela submissão
2 - José Carlos de Jesus Lopes
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Escola de Administração e Negócios (ESAN)

Reumo

O crescimento populacional em áreas urbanas e o aumento da sensibilidade para com os eventos adversos derivados das mudanças climáticas fazem com que os tomadores de decisão responsáveis pelas coisas públicas busquem por alternativas que mantenham a cidade funcionando, de maneira sustentável, inteligente e integrada, garantido a qualidade de vida de seus residentes e visitantes.
Diante da demanda por indicadores, que considerem as abrangências dos espaços verdes urbanos, este se propõe responder: Quais são os indicadores, discutidos na literatura, que possam ser aplicados nos espaços verdes urbanos e que possam contribuir com as complexas tomadas de decisões dos gestores públicos voltadas ao planejamento urbano sustentável? O objetivo é analisar os indicadores, discutidos na literatura, que possam ser aplicados nos espaços verdes urbanos e que possam contribuir com as complexas tomadas de decisões dos gestores públicos voltadas ao planejamento urbano sustentável.
Os espaços verdes urbanos apresentam-se como uma importante ferramenta para melhoria da qualidade do ar, minimizar os efeitos da ilha de calor, facilitar a interação e a coesão social, além de promover a saúde mental e física dos moradores, bem como melhoria do ambiente ecológico urbano e o desenvolvimento urbano sustentável (JIAN; HAO, 2020; VIDA; JESUS-LOPES, 2020). Os indicadores tornam-se uma ferramenta importante que garante o monitoramento e avaliação dos espaços urbanos existentes para o planejamento e tomada de decisão dos gestores públicos.
Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, a ser fundamentada em uma revisão sistemática, com a utilização de dados secundários. Adotou-se uma abordagem qualitativa sobre o objeto de pesquisa.
Os resultados apontaram indicadores de espaços verdes urbanos que precisam ser modificados e ajustados as características e realidades dos locais de aplicação, considerando alguns aspectos importantes para obter informações relevantes para tomada de decisão.
Este estudo contribui para discussões da relevância de critérios e parâmetros utilizados nos indicadores de espaços verdes urbanos no planejamento urbano e nos processos de tomada de decisão no âmbito local.
JIAN, Z.; HAO, S. Geo-spatial analysis and optimization strategy of park green space landscape pattern of Garden City– A case study of the central district of Mianyang City Sichuan Province. European Journal of Remote Sensing, v. 53, n. 1, p. 309–315, jan. 2020. VIDA, E.; JESUS-LOPES, J. C. DE. Cidades Inteligentes e Sustentáveis: uma análise sistemática da produção científica recente. Revista Científica e-Locução, v. 1, n. 17 SE-Artigos, 10 jul. 2020.