Resumo

Título do Artigo

A ADOÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIO PSS: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Camila Peripolli Sanfelice
- Universidade Federal de Santa Maria Responsável pela submissão
2 - Jordana Marques Kneipp
- Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

A criação de novos modelos de negócios e novas estratégias tem se mostrado como um caminho na busca do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o sistema produto-serviço, (PSS) pode ser um caminho para estimular a produção e o consumo sustentável. A adoção de um modelo de negócio PSS consiste na adição de elementos de serviço ou produto nas operações de uma empresa (REIM; PARIDA; ÖRTQVIST, 2015). No entanto, há inúmeros fatores, dentre eles, drivers e barreiras que afetam como ocorre a adoção de modelos de negócio PSS (YANG; EVANS, 2019).
Com vistas a analisar aspectos relacionados à adoção e percepção do PSS, e aspectos inerentes ao design do modelo de negócio PSS, esse estudo busca responder ao seguinte questionamento: como ocorre a adoção de modelos de negócios PSS? A partir desse questionamento desenvolveu-se a proposição desta pesquisa com o objetivo de analisar como ocorre a adoção de modelos de negócios PSS.
O PSS refere-se a um sistema no qual os fabricantes fornecem aos clientes o uso de serviços ao invés do produto ou a combinação da venda de um produto e a oferta de um serviço necessário durante o uso do produto (TUKKER, 2004). Considerar o conceito de modelo de negócio está pautado em estudos que apontam que este, facilita a adoção de um PSS (TUKKER; TISCHNER, 2006) e é impar para o sucesso da adoção (REIM; PARIDA; ÖRTQVIST, 2015).
Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com quatro empresas brasileiras que possuem oferta de PSS em seu portfólio. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Para o tratamento e análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com transcrições de entrevistas.
Os resultados revelam que as empresas pesquisadas quanto ao perfil e aos tipos de PSS adotados, os resultados evidenciaram que as empresas estudadas são de diferentes tamanhos, setores de atividades e têm como principal característica em comum a busca por inovação. A adoção e percepção do PSS pelos entrevistados corrobora com o conceito de PSS encontrado literatura E as percepções do modelo de negócio vai ao encontro da estrutura proposta por Adrodegari et al. (2017).
Pode-se dizer que o modelo de negócio PSS das empresas estudadas foi adotado com o objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes e entregar produtos eficientes e personalizados. A geração de valor do PSS das empresas estudadas é focada na sustentabilidade, além disso, todas as empresas entrevistadas utilizam canais digitais para venda e interação com clientes e os fornecedores são vistos como seus principais parceiros.
ADRODEGARI, F et al. PSS business model conceptualization and application.Production Planning & Control, v. 28, n. 15, p. 1251-1263, 2017. BEUREN, F. H. et al. Product-service systems: a literature review on integrated products and services. Journal of Cleaner Production, v. 47, p. 222-231, 2013. REIM, W. et al. Product–Service Systems business models and tactics–a systematic literature review. Journal of Cleaner Production, v. 97, p. 61-75, 2015. TUKKER, A. Eight Types Of Product–Service System: Eight Ways To Sustainability? Business Strategy and the Environment, v. 13, n. 4, p. 246–260, 2004