Resumo

Título do Artigo

Análise dos critérios de caracterização de um ecossistema de inovação de uma organização de relevante impacto no varejo brasileiro
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Mariana Vargas Braga da Silva
- Escola de Administração / Universidade Federal do Rio Grande do Sul Responsável pela submissão
2 - Rafaela Luisa Bender
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Administração
3 - Bianca Tiburski Vaz Costa
-
4 - Mary Claudia Tarifa Olivera
Universidad Rio grande do sul - PPGA
5 - Daniela Callegaro de Menezes
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração

Reumo

Os negócios seguem uma constante atualização, tanto no sentido de produzir valor para sociedade revendo seus relacionamentos e atores, como o posicionamento estratégico, as dinâmicas de cooperação e produção de conhecimento. Os ecossistemas de inovação podem ser uma das alternativas para ganhos tanto em competitividade quanto inovação tecnológica, por isso, muitas organizações passaram a adotá-la (ROTHSCHILD, 1990;RINKINEN; HARMAKOORPI, 2017).
Embora existam esforços para esclarecer os limites destes conceitos teóricos e contribuições das estratégias políticas desta teoria (RINKINEN; HARMAKOORPI, 2017). Em razão da confusão existente sobre os limites da teoria e a especificidade de um ecossistema de inovação, este artigo toma como base uma análise de dados secundários de uma organização que se auto intitula como ecossistema. O objetivo do presente artigo é verificar se o ecossistema de inovação - anunciado em relatório de uma importante empresa do varejo nacional - pode ser caracterizado como tal à luz de ecossistemas de inovação.
Um ecossistema de inovação pode ser definido como aquele que está envolto em uma realidade de importantes fatores, como econômicos, sociais, políticos, organizacionais e institucionais. Tal ecossistema influencia o desenvolvimento, a difusão e adoção de inovações organizacionais, dado os seus componentes (atores, organizações e identidades) que atuam nesta relação de forma interdependente. Uma rede de relações interconectadas que se forma para a construção e criação de valor conjunto (RITALA; ALMPANOPOULOU, 2017; RINKINEN; HARMAAKORPI, 2018; KAPOOR et al., 2021).
A pesquisa possui natureza qualitativa. A investigação é feita por uma análise de dados secundários (relatórios, site institucional e políticas do setor) de uma organização relevante ao setor do varejo nacional e que divulga e se auto intitula ecossistema, a partir do que é proposto na literatura para um ecossistema de inovação. Deste modo, caracteriza-se: 1-escopo; 2-atores; 3- networks; 4- dinâmicas e forças direcionadoras; 5- conhecimento e inovação; 6-cooperação; 7- governança; 8- envolvimento com o setor público; 9- objetivos das políticas (RINKINEN; HARMAKOORPI, 2017).
A organização possui um escopo voltado a estimular esse ecossistema de inovação, está engajada com diversos atores, estabelecendo uma rede global de relação. Possui como dinâmica e força direcionada a criação de valor compartilhado (BASSIS; ARMELINI, 2018). Embora, outros pontos essenciais para a caracterização do Ecossistema de Inovação não foram identificados no material analisado que sustentem tal modelo de inovação, como: conhecimento e inovação, cooperação, envolvimentos com o setor público e objetivos das políticas (RINKINEN; HARMAKOORPI, 2017).
Os esforços para desenvolver o ecossistema de inovação são mencionados por diversas vezes no relatório de uma importante empresa do varejo nacional. Todavia, não existem elementos suficientes que indiquem as características apontadas na literatura para tal definição. Portanto, não é possível tal afirmação, precisam divulgar outros esforços como o empenho em estabelecer trocas e facilitar a inovação aberta, compromissos com políticas e envolvimento com setor público, firmas para estimular a sua produção de valor compartilhado. Pesquisas futuras podem adotar outras formas de coleta.
KAPOOR, K.; BIGDELI, A. Z.; DWIVEDI, Y. K.; SCHROEDER, A.; BELTAGUI, A.; BAINES, T. (2021). A socio-technical view of platform ecosystems: Systematic review and research agenda. Journal of Business Research, 128, 94-108. RINKINEN, Satu; HARMAAKORPI, Vesa. (2018) The business ecosystem concept in innovation policy context: building a conceptual framework, Innovation: The European Journal of Social Science Research, 31:3, 333-349, DOI: 10.1080/13511610.2017.1300089 RITALA, P.; ALMPANOPOULOU, A. In defense of ‘eco’in innovation ecosystem. Technovation, v. 60, p. 39-42, 2017.