Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA CARNE BOVINA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Saionara da Silva
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFMS Responsável pela submissão
2 - Nayara de Souza Arca
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Esan
3 - Alessandra de Melo Lima Marques
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAQ - UFMS/ESAN
4 - Ariane Elias Leite De Moraes
- Escola de Administração e Negócios
5 - GUILHERME CUNHA MALAFAIA
-

Reumo

Na cadeia de suprimentos, a inovação pode acontecer em um conjunto de atividades funcionais como distribuição de insumos, transportes, comercialização, controle de estoques (BALLOU, 2007). A Cadeia de Suprimentos da Carne Bovina também é passível de inovação. E está diante de um cenário de grandes oportunidades e desafios para as próximas duas décadas, (MALAFAIA et al., 2021), o que reforça a importância de se estudar a referida cadeia, entendendo seus processos/produtos/serviços e como a inovação está inserida nesse contexto.
Este trabalho tem como objetivo “analisar as inovações na Cadeia de Suprimentos da Carne Bovina”. Especificamente pretende-se fornecer um panorama do estado da arte dos temas abordados na pesquisa, de forma a identificar e categorizar os tipos de inovação presentes nos estudos, e, por fim, realizar uma análise da abordagem da inovação na Cadeia de Suprimento da Carne Bovina. Diante disso, a pesquisa tem como pergunta norteadora “A inovação está presente nos estudos que versam sobre a Cadeia de Suprimentos da Carne Bovina?”.
Johannessen, et al. (2001) defendem que inovação é criar novidade. pode-se categorizar a inovação em: produtos, processo e inovação em ambos (Manual de Oslo, 2005). Outra classificação é a de Freeman (1987), sendo incremental, radical, mudanças do sistema tecnológico ou mudança no paradigma tecno-econômico. Em relação à Cadeia de Suprimentos da Carne Bovina é esperado aumento de complexidade, o que deve mudar totalmente o setor nos próximos 20 anos, conforme aponta (Malafaia, 2021), sendo imprescindível entender quais são as estratégias e inovações implementadas no setor.
O presente artigo é composto de uma Revisão Sistemática da Literatura realizada em dezembro de 2022. A base de dados é a Web of Science, onde usou-se os termos na busca: livestock, beef, innovation, supply chain, e supply chain management. Obteve-se um retorno de 44 documentos. Uma análise mecânica permitiu a identificação e exclusão de 11 artigos que não abordam o tema “Cadeia de Suprimentos da Carne Bovina”, resultando em 33 artigos, para os quais foram levantadas todos os tipos e categorias de inovação, com descrição sucinta das inovações.
As principais inovações encontradas são: adoção de tecnologia de cuidados com o pasto; integração entre processos de gestão da inovação e estratégico; Blockchain e contratos inteligentes; rede de transporte; identificação por radiofrequência; ILPF para intensificação sustentável e componentes da indústria 4.0 aplicados na produção da carne 4.0. Essas inovações podem ser classificadas como processo (17), marketing (1), produto (3) e produto e processo (3). Percebeu-se a presença de inovação incremental (16), radical (1), mudanças do sistema tecnológico (4), e no paradigma tecno-econômico (3).
As atividades de inovação podem implementar produtos ou processos novos ou aprimorá-los, sendo primordial para o desenvolvimento com eficácia da Cadeia de Suprimentos da Carne Bovina de Corte. Há semelhanças entre os 15 artigos explanados na abordagem da inovação. Também foi possível identificar uma quantidade significativa de estudos que priorizam analisar a inovação pela ótica do consumidor. Nesse aspecto fica evidente, em estudos pontuais, a dificuldade de aceitação por parte do consumidor com a inovação analisada.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2007 FREEMAN, C. Política tecnológica e desempenho econômico. 1987 JOHANNESSEN, J.; OLSEN, B; LUMPKIN, G.T. A Gestão da Inovação nas Empresas Brasileiras de Tecnologia: Os Desafios dos Gestores na Prática da Inovação. 2001 MALAFAIA, G. C.; MORES, G. V.; CASAGRANDA, Y. G.; BARCELLOS, J. O. J.; COSTA, F. P. A cadeia produtiva da bovinocultura de corte brasileira nas próximas décadas. 2021 MANUAL DE OSLO. Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação. Tradução: FINEP. 3. ed. 2005