Resumo

Título do Artigo

PRÊMIO MULHERES DO AGRO: ESTUDO SOBRE INOVAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Camila Ovelar Valejo
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAQ - Administração Responsável pela submissão
2 - Daniela Althoff Philippi
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAQ - Curso de Administração
3 - Gercina Gonçalves da Silva
- Campus de Aquidauana
4 - Karoline Ferreira Kinoshita Goes
- Campus de Aquidauana

Reumo

Há a necessidade de um agronegócio sustentável, com o emprego de inovações sustentáveis que apresentem benefícios nos pilares do desenvolvimento sustentável (PHILIPPI; MACCARI; STOROPOLI, 2014). Reconhecendo a importância das mulheres no agronegócio (SILVEIRA; SILVA; SANTOS, 2021) e visando contribuir com a igualdade de gênero no Brasil, surgiu, em 2018, o Prêmio Mulheres do Agro.
PROBLEMA DE PESQUISA: Como são as inovações sustentáveis no agronegócio desenvolvidas por mulheres classificadas no Prêmio Mulheres do Agro? OBJETIVO: investigar as inovações sustentáveis no agronegócio desenvolvidas por mulheres classificadas no Prêmio Mulheres do Agro.
No Manual de Oslo (OCDE, 2005) a inovação, o desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias são determinantes para o crescimento da produtividade e do emprego. Conforme Silveira, Silva e Santos (2021, p. 46570), quanto à tecnologia e à inovação no agronegócio houve um aumento “na quantidade de mulheres em algumas atividades rurais, como a pecuária leiteira com a inserção de maquinários”. Para Barbieri et al (2010) a inovação sustentável deve apresentar benefícios nas três dimensões do desenvolvimento sustentável.
Trata-se de estudo de caso e pesquisa qualitativa e descritiva. A técnica utilizada para o processo de coleta de dados foi a aplicação de uma entrevista semi-estruturada, com questões divididas em: tempo de atuação no agro, caracterização das empresas/propriedades, ser mulher no agro, inovação sustentável, parcerias e benefícios sociais, ambientais e econômicos das inovações. Foram pesquisadas vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro, na categoria grande propriedade, dos anos de 2019, 2020 e 2021 adotando-se a amostragem por conveniência. A análise dos dados foi a de conteúdo por categoria.
As inovações sustentáveis desenvolvidas pelas mulheres que participaram da pesquisa referiram-se a: geração de energia; sistemas de gestão remota; biocompostagem; reutilização da água da chuva; diversidade organizacional; desmama lado a lado; preservação das nascentes e reutilização de pneus. As inovações com maior frequência, nesta ordem, foram: inovação em processo; inovação aberta; inovação organizacional; inovação em produto e em marketing Verificou-se que os benefícios econômicos e ambientais estão na mesma quantidade e sociais em menor quantidade.
As entrevistadas, apesar do agronegócio ainda ser um segmento predominantemente masculino, acreditam que estão em um bom caminho para a equidade de gênero no agro. É válido frisar que a pesquisa não se aprofundou a questões sobre possíveis preconceitos e discriminações sofridos pelas entrevistadas no âmbito do agronegócio. Constatou-se que as mulheres entrevistadas inovam no agronegócio brasileiro. Os principais tipos de inovação relatados foram inovação aberta; de processo; de produto e organizacional. E entre os benefícios mais frequentes foram os econômicos e ambientais.
BARBIERI, J. C.; VASCONCELOS, I. F. G. de; ANDREASSI, T.; VASCONCELOS, F. C. de. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Revista de Administração de Empresas. v. 50, n. 2, p. 146-154, 2010. OCDE, Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento. Manual de Oslo. 3. ed. FINEP, 2005. PHILIPPI, D. A.; MACCARI, E.; STOROPOLI, J. Inovação sustentável e competitividade. In: SINGEP. Anais... São Paulo-SP, 2014. SILVEIRA, G.; SILVA, R. ; SANTOS, I. Os lírios do campo. International Journal of Development Research, v.l. 11, n. 4, p. 46564-46570, 2021.