Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO SOCIAL E INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA COMO ABORDAGENS RELACIONAIS EM TEMPOS DE TRANSIÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA (12389021468)
Universidade Federal Rural de Pernambuco - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Responsável pela submissão
2 - CATIA WANDERLEY LUBAMBO
Fundação Joaquim Nabuco - Universidade Federal de Pernambuco

Reumo

Na era das transições para a sustentabilidade, o campo de pesquisa envolve uma ampla variedade teórica, dentre elas as abordagens relacionais envolvendo Inovação Social (IS) e Investigação Apreciativa (IA), que têm em comum a pesquisa-ação com uma de suas práticas nos processos de transformação. Assim, este ensaio acadêmico tem como objetivo estabelecer as conexões relacionais inerentes tanto à IS como à IA como elementos integrantes de uma agenda de trabalho associada às transições para a sustentabilidade tomando-se as instituições de ensino superior como objeto empírico de um futuro estudo.
No referencial aborda-se (1) a evolução do conceito da IS rumo à temática da sustentabilidade e (2) a IA como abordagem/pesquisa transformacional. No caso da IS, seu conceito difere do antigo paradigma da tecnologia, questiona o status quo e os desafios reinantes, em busca de soluções societais e ambientais. Já a IA destaca-se por fornecer caminhos de pesquisa transformadora, colaborativa e inclusiva. Conexões relacionais mostram que IA e IS podem ser conhecidas por meio de relatos sobre como a sociedade se transforma e quem faz parte desse processo, pretendendo-se aplicá-las a um das IES.
Não há propriamente conclusões, mas sim contribuições ligadas ao uso de conceitos que estão sendo discutidos no campo das ciências da sustentabilidade, estendidas às ciências humanas e sociais. Mostrou-se que as transições para a sustentabilidade merecem atenção por sua importância e urgência. Discutiu-se questões referentes às inovações sociais transformadoras, que podem viabilizadas pela IA gerando uma base analítica que tome as IES concretamente com objeto empírico de um futuro estudo. Espera-se aprofundar metodologicamente a IA, bem como os modelos utilizados em sua aplicação.
ARMSTRONG, A. J.; HOLMES, C. M.; HENNING, D. A changing world, again. How Appreciative Inquiry can guide our growth. Social Sciences & Humanities Open, v.2, n. 1, 2020. BARTELS, K.; WITTMAYER, J. (Eds.). Action Research in Policy Analysis: Critical and Relational Approaches to Sustainability Transitions. New York: Routledge, 2018. BAYUO, B. B.; CHAMINADE, C.; GÖRANSSON, B. Unpacking the role of universities in the emergence, development and impact of social innovations–A systematic review of the literature. Technological Forecasting and Social Change, n. 155, p. 2-11, 2020.