Resumo

Título do Artigo

FATORES DE SUCESSO DA APRENDIZAGEM SOCIAL NA GOVERNANÇA DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - JOSÉ WELLITON SILVA DO NASCIMENTO
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC Responsável pela submissão
2 - Flávia Mendes de Almeida Collaço
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3 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
- Universidade Federal do Ceará
4 - Ticiana Marinho de Carvalho Studart
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Reumo

Os estudos sobre Aprendizagem Social (AS) têm como precursor Albert Bandura (1976), que se refere à aprendizagem baseada na interação social. Já para Argyris e Schön (1978), propuseram duas formas básicas de aprendizagem: aprendizagem de ciclo simples e aprendizagem de ciclo duplo. Hargrove (2002), a partir das definições de loop duplo de Argyris e Schön (1978), criou o conceito de ciclo triplo. A partir das ideias dos autores citados acima, Pahl-Wostl (2009) desenvolveu uma estrutura conceitual para explicar e analisar a capacidade adaptativa dos sistemas de governança de recursos naturais.
Assim, mais pesquisas são necessárias para entender os fatores de sucesso que impulsionam ou servem como barreiras para essa evolução da governança adaptativa e sua atuação dos multistakeholders nessa governança da gestão de recursos hídricos, considerando as complexidades desses sistemas de governança. O artigo buscará responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais são os fatores de sucesso que impactam a aprendizagem social na governança de recursos naturais? Objetiva-se elucidar quais são os fatores de sucesso que impactam a aprendizagem social na governança de recursos naturais.
Pahl-Wostl (2017) apontou que essas transformações podem vir da correção das falhas da governança da gestão de recursos hídricos, por meio de uma governança adaptativa e mais participativa e de multinível com uma estrutura multistekaholders. Ou seja, desenvolve nesses atores uma compreensão dos processos de mudança na implementação de políticas e da AS, com a criação de uma estratégia de baixo para cima para o envolvimento das partes interessadas. Resultando em um conhecimento amplo dos multistakeholders sobre a governança da gestão de recursos hídricos.
Nesta pesquisa, conduziu-se uma revisão sistemática da literatura (RSL), que representa uma ferramenta essencial para gerenciar a variedade de conhecimento em relação a uma investigação acadêmica específica (TRANFIELD et al., 2003). Os critérios de seleção dos artigos e a construção das palavras-chaves foram realizadas com auxílio do acrônimo PICo (população, fenômeno de interesse e contexto). Posteriormente com o auxílio do software Rayyan, um aplicativo online, para retirar trabalhos duplicados e a leitura dos resumos dos arquivos, selecionando aqueles que estivessem alinhados com o estudo.
Observou-se que a AS na governança de recursos hídricos é um processo complexo e que depende de uma série de fatores. Ou seja, infere-se que o sucesso depende da integração dos seguintes fatores: Participação inclusiva; Comunicação efetiva; Transparência; Flexibilidade e adaptação; e Acesso a recursos e capacitação. No entanto, reconhecer e superar os fatores de insucesso é fundamental para alcançar uma boa governança dos recursos hídricos. Entre eles, destacam-se: Falta de Envolvimento; Conflitos de Interesse; Falta de Confiança; Falta de Recursos; e Resistência à Mudança.
Evidenciou-se uma linha lógica sobre os estudos atuais e as lacunas teóricas associadas à aprendizagem social até chegar a uma governança da gestão dos recursos hídricos. Esta pesquisa contribuiu em agregar conhecimento sobre a temática estudada, agregando futuras pesquisas à literatura sobre aprendizagem social e gestão integrada de recursos hídricos, a presente pesquisa avança, na perspectiva de metodologias quanti-qualitativas, ao sugerir uma linha indicativa sobre os estudos produzidos, através das análises dos clusters, descrição das linhas dos estudos sobre a temática pesquisada.
ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. Organizacional learning: a theory of action perspective. California: Addison-Wesley Publishing Company, 1978. BANDURA, A. Social learning theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1977. HARGROVE, R. Masterful coaching. Hoboken, NJ: Jossey-Bass, Wiley Publishers, 2002. PAHL-WOSTL, C. An Evolutionary Perspective on Water Governance: From Understanding to Transformation. Water Resour Manage. 31:2917–2932, 2017. TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a methodology for developing evidence-informed management knowledge by means of systematic review. British Journa