Resumo

Título do Artigo

A ALMA DO NEGÓCIO: A influência da espiritualidade na satisfação do local de trabalho
Abrir Arquivo

Tema

Espiritualidade na Organizações

Autores

Nome
1 - Camila Pires de Angelucci
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Biguaçu Responsável pela submissão
2 - Tatiana Ghedine
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Programa de Mestrado e Doutorado em Administração

Reumo

Atingir a satisfação no local de trabalho é uma forma de conquistar resultados positivos e que impactam o sucesso organizacional, nesse ínterim, essa pesquisa notou a importância de pesquisar sobre a influência da espiritualidade no local de trabalho (WPS) na satisfação do local de trabalho. Para uma compreensão mais completa dessa relação, a pesquisa considerou algumas dimensões trazidas da literatura de WPS e para a pesquisa em questão, foram selecionadas as dimensões: trabalho significativo, senso de comunidade, alinhamento com valores organizacionais e compaixão.
Por muitas pesquisas sobre WPS se concentraram em grupos culturais semelhantes (R. Singh & S. Singh, 2023) se questionou nesta pesquisa: Quais as relações da espiritualidade com a satisfação no local de trabalho dentro do Brasil? e para contribuir nesta caminhada entendeu-se que o objetivo dessa pesquisa é analisar o efeito estabelecido entre a espiritualidade nas organizações e a satisfação no ambiente de trabalho de escritórios contábeis.
A WPS não está ligada à religião ou à imposição de crenças (Ashmos & Duchon, 2000) e a literatura indica que pesquisar a sua influência na satisfação no local de trabalho é fundamental, uma vez que a satisfação no local de trabalho pode impactar na saúde e comportamentos do funcionário, afetando resultados tanto para os funcionários quanto para a organização (Siqueira, 2009). Nesse contexto, foram formuladas hipóteses para investigar se tanto se a WPS quanto suas dimensões influenciam a satisfação no local de trabalho.
Foi realizada uma pesquisa descritiva caracterizada como survey (Silva, 2008) com uso de instrumento de coleta de dados validado e estruturado através de escalas utilizados na pesquisa de Gupta et al. (2014). Mais especificamente, foi realizada tradução reversa e o mesmo foi validado através da análise de especialistas e análise semântica. Com isso, obteve-se 104 participantes no pré-teste e uma amostra que totalizou 317 respondentes que se identificaram como profissionais que trabalham em escritórios contábeis nos estados do Paraná e Santa Catarina localizados no Sul do Brasil.
A pesquisa utilizou a Análise Confirmatória de Componentes (ACC) (Bido & Silva, 2019) no pré-teste e Modelagem de Equações Estruturais (PLS-SEM) para analisar a amostra. Os resultados demonstraram que a WPS tem um papel crucial na satisfação no local de trabalho, e que essa por sua vez, é afetada positivamente por três das quatro dimensões exploradas, ou seja, trabalho significativo, senso de comunidade e valores organizacionais, já compaixão tem um resultado inovador e contrário do visto na literatura, influenciando negativamente a satisfação no local de trabalho.
O maior achado da pesquisa é a dimensão da compaixão ter um resultado inovador e contrário do visto na literatura ao influenciar negativamente a satisfação no local de trabalho. A pesquisa tem limitações devido à natureza pessoal do tema e à falta de diversidade na amostra, o que restringe a generalização dos resultados. Pesquisas futuras devem explorar outras variáveis e fatores no tocante à relação estudada, além de investigar como as empresas podem eficazmente incorporar a WPS para melhorar a satisfação a longo prazo no local de trabalho.
relato. Administração: Ensino e Pesquisa, 20(2) Gupta, M., Kumar, V., & Singh, M. (2014). Creating satisfied employees through workplace spirituality: A study of the private insurance sector in Punjab (India). Journal of Business Ethics, 122(1), 79-88. Singh, R. K., & Singh, S. (2022). Spirituality in the workplace: A systematic review. Management Decision, 60 (5), 1296-1325. Siqueira, M. M. M. (2009). Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed.