Resumo

Título do Artigo

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA O AGRONEGÓCIO NA AMAZÔNIA
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Sergio Augusto Torres Mendes
Universidade Federal do Amazonas - Universidade de Fortaleza - UNIFOR
2 - Oderlene Vieira de Oliveira
- Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Responsável pela submissão

Reumo

Apesar da inegável contribuição do setor de agronegócio para os indicadores econômicos do Brasil, é possível afirmar que a gestão financeira destas organizações ainda é fortemente assentada no empirismo e no amadorismo gerencial. Dentre os diversos aspectos imanentes à gestão financeira, destaca-se o planejamento orçamentário, que tem como principal objetivo, assegurar a higidez financeira do negócio por meio da correta aplicação de cada centavo oriundo do lucro obtido.
Embora o estado da arte relativo à utilização de instrumentos e técnicas gerenciais no âmbito gerencial já possua alguns estudos, percebe-se uma lacuna de pesquisa tendo o campo da agricultura como cerne. Com vistas a minimizar a ocorrência de eventos que possam impactar de forma negativa na gestão financeira das organizações atuantes no setor de horticultura da Amazônia, optou-se por propor um modelo conceitual de planejameto orçamentário para a gestão financeira de horticulturas.
No que concerne à sua base teórica, considera-se que o presente trabalho se mostra engendrado e conexo com a Teoria Geral dos Sistemas (TGS), em que a forma de se perceber e interpretar o mundo tem como premissa uma visão mais holística a respeito dos fenômenos e dos problemas existentes. É o que se vê, por exemplo, quando se analisa um processo produtivo do ramo de cultivo e venda de hortaliças, no qual existem gargalos que impedem a consecução dos resultados pretendidos.
Quanto a forma, pode-se afirmar que a presente pesquisa tem como sustentáculo a pesquisa aplicada. Infere-se que esse tipo de pesquisa procura produzir saberes voltados para a resolução de um determinado problema. Sendo assim, no caso desta investigação científica, a situação-problema a ser suplantada foi a criação de um modelo conceitual de planejamento orçamentário para a gestão financeira de horticulturas. No tocante a abordagem, a presente pesquisa é de natureza qualitativa. Já sua tipologia é de cunho exploratório descritivo.
O presente estudo evidenciou que as práticas gerenciais no âmbito do agronegócio ainda se mostram como algo em desenvolvimento, o que justifica a realização da aplicação do modelo conceitual proposto. Os resultados demonstrou a necessidade de profissionalização na forma como os orçamentos são gerenciados nas organizações do agronegócio. Há situações em que não há nenhuma ação pertinente ao processo de planejamento, o que por si só já representa uma grande lacuna a ser preenchida.
Os gestores atuantes no agronegócio que participaram da pesquisa sinalizaram de forma positiva quanto ao uso de uma ferramenta que os auxilie na tomada de decisões mais acertadas quanto aos seus orçamentos. Assim, o resultado alcançado acabou reforçando a necessidade de se criar um modelo conceitual que fosse inteligível, conforme pressupõe a base teórica construtivista adotada nesta pesquisa. Desta forma, A razão pela escolha do modelo conceitual se deu pela facilidade de sua operacionalização, uma vez que, em regra, a escolaridade dos donos de propriedades agrícolas é baixa.
ABDEL-BASSET, M.; MOHAMED, M.; SMARANDACHE, F. Na extension of Neutrosophic AHP-SWOT analysis for strategic planning and decision-making. Symmetry, v.10, n.16, p.1-28, 2018. DOI: 10.3390/sym10040116 KRYEZIU, S.D. Language development through drama in preschoolers. European Journal of Language and Literature Studies, V.5, n.1. p.15-22, jan/abr. 2019. MAIJAMA’A, B.; NAZRI, E.M. Program-Budget Marginal-Analysis for University Strategies concept for planning and execution. Asian Journal of Multidisciplinary, v.6. n.6, p.79-83, jun. 2018.