Resumo

Título do Artigo

O Nexus Água-Energia-Alimento: Evidências da Amazônia Brasileira
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - MARCELO MACEDO GUIMARAES
- Universidade Federal de Rondônia
2 - Mariluce Paes de Souza
Universidade Federal de Rondônia - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
3 - Diego Cristóvão Alves de Souza Paes
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó Responsável pela submissão
4 - Fabiana Rodrigues Riva
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

O conceito de FEW Nexus é uma abordagem identifica a natureza interconectada entre água, energia e alimento e sua gestão interdependente. Apesar de muitos estudos, há lacunas em áreas de conservação, como Reservas Extrativistas (RESEX). Analisando a Reserva Extrativista Lago do Cuniã, Porto Velho (RO), esta pesquisa visa compreender as relações entre água, alimento e energia nesta reserva, oferecendo insights para políticas públicas voltadas à gestão sustentável e interconexa destes recursos em ambientes protegidos.
Observa-se um déficit em estudos sobre FEW Nexus aplicados em áreas de conservação, especialmente em Reservas Extrativistas (RESEX). Estas áreas abrigam populações tradicionais dependentes de recursos naturais, enfrentando conflitos socioambientais. A pesquisa foca na Reserva Extrativista Lago do Cuniã em Porto Velho (RO), visando compreender como os moradores utilizam e gerenciam os recursos. O estudo busca iluminar as relações entre água, alimento e energia nesta reserva, oferecendo insights para políticas públicas voltadas à gestão sustentável e interconexa destes recursos.
As crescentes pressões naturais e a ação humana sobre o meio ambiente aumentaram a dificuldade de atender às necessidades de água, energia e alimentos de forma sustentável (Tian et al., 2018). A abordagem FEW Nexus defende que um equilíbrio na produção e consumo entre água, energia e alimentos pode ser alcançada através de uma teoria que integra a gestão e a governança entre os setores e as escalas (Hoff, 2011). A maior interconectividade entre os setores pode levar a uma redução das externalidades e aumentar a eficiência na utilização dos recursos (Zhang et a. 2021).
Adotando a abordagem de estudo de caso proposta por Yin (2015), o foco foi nos recursos hídricos, energéticos e alimentares da reserva, que abrange práticas como agricultura, extrativismo, pesca e caça. Após autorizações do ICMBio e da Plataforma Brasil, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 17 indivíduos da reserva, cobrindo temas como gestão de recursos e sustentabilidade. Complementarmente, usaram-se observação não-participante e pesquisa documental. A análise de conteúdo seguiu Bardin (2010), dividida em três categorias: Água, Energia e Alimento.
Na RESEX, problemas como planejamento insuficiente e serviços públicos deficitários, são evidentes. O aumento populacional na reserva impacta os recursos. Há orientações informais sobre conservação, mas a conscientização é limitada. A qualidade da água é geralmente adequada, mas nem todos estão cientes dos padrões. A relação entre água e alimento é evidenciada por práticas como a pesca. A interdependência entre água e energia é crucial, com 90% da energia global sendo intensiva em uso de água; energia também é fundamental na distribuição de água e produção de alimentos na RESEX.
Os resultados indicam que a reserva possui segurança hídrica, energética e alimentar, mas há necessidade de gestão integrada devido à dependência de recursos energéticos externos. Embora haja interligação entre os recursos, falta conscientização governamental sobre sua importância. Unidades de conservação são essenciais para o desenvolvimento sustentável, necessitando de efetiva gestão estatal. Como limitação, há escassez de dados e literatura sobre o tema. Futuras pesquisas poderiam abordar o nexus em outras reservas da Amazônia, ampliando o entendimento e aprimorando a gestão.
HOFF, H. Understanding the Nexus. Background Paper for the Bonn 2011 Conference: The Water, Energy and Food Security Nexus. Stockholm Environment Institute, Stockholm. 2011. TIAN, Hanqin et al. Optimizing resource use efficiencies in the food–energy–water nexus for sustainable agriculture: From conceptual model to decision support system. Current Opinion in Environmental Sustainability, v. 33, p. 104-113, 2018. ZHANG, P. et al. Assessment of the water-energy-food nexus under spatial and social complexities: A case study of Guangdong-Hong Kong-Macao. J Environ Manage. 2021.