Resumo

Título do Artigo

COMO AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA LIDAM COM O RISCO DE INOVAÇÃO: uma abordagem estratégica em um ambiente dinâmico
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - PAULA FERNANDA FELIX
Universidade Federal de Pernambuco - CAMPUS RECIFE Responsável pela submissão
2 - Charles Ulises de Montreuil Carmona
- Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

A estimação de risco é fundamental, pois envolve oportunidades permeadas por incertezas. Isso aprimora a tomada de decisões, fortalecendo a carteira de investimentos e projetos inovadores, contribuindo para o desenvolvimento organizacional em meio à incerteza. A pesquisa tem como objetivo apresentar uma metodologia de identificação de risco adaptada às necessidades de pequenas e médias empresas de tecnologia da informação e comunicação localizadas na região metropolitana de Recife, promovendo o crescimento e a resiliência dessas empresas diante dos desafios do mercado.
Esta pesquisa tem como objetivo aprofundar a compreensão dos riscos presentes nas pequenas e médias empresas de TIC na Região Metropolitana do Recife, bem como propor estratégias de gerenciamento de riscos. Pretende-se identificar os riscos de inovação que afetam essas empresas e aplicar o modelo de análise de seis fatores para sua identificação e avaliação, a fim de, examinar os principais fatores formadores de risco e entender como eles se influenciam mutuamente, para assim investigar a relação entre o gerenciamento de riscos internos e externos e o desempenho das empresas de TIC na região.
Para a fundamentação teórica da pesquisa, foi realizada uma abordagem conceitos de inovação, projetos de inovação, riscos de inovação, riscos de pequenas e médias empresas inovadoras e dos métodos de identificação dos riscos de inovação, onde se tem a metodologia de seis fatores proposta por Sergeeva et al. (2017), que propõe a utilização para identificação dos riscos de inovação, dessa maneira, este método tem como objetivo realizar a análise dos seis fatores que configuram os riscos identificados, pois, detém o potencial para sensibilizar o projeto inovador.
A metodologia empregada é exploratória e descritiva, conforme Gil (2002), abrangendo uma análise qualitativa-quantitativa. Será realizada uma pesquisa via survey com uma amostra aleatória de empresas de tecnologia na Região Metropolitana de Recife, classificadas pelo número de funcionários de acordo com o IBGE. Um questionário semiestruturado será aplicado online por meio do Google Formulários. A análise dos dados será conduzida usando o software SPSS, permitindo comparações entre as empresas em diferentes estágios e considerando o período pré e pós-pandemia (2019-2020).
A pesquisa se concentrou principalmente em microempresas (62,5%) dentro do ecossistema do Porto Digital. Essas empresas reconhecem a importância da inovação, mas também enfrentam desafios, como a alta rotatividade de funcionários e a necessidade de aprimorar sua infraestrutura e capacidade de transferência de tecnologia. No entanto, elas adotam uma abordagem proativa na gestão de riscos, cientes das incertezas inerentes à inovação, demonstrando uma compreensão sólida das complexidades do ambiente empresarial, tornando-se um diferencial competitivo crucial em um mercado em constante evolução.
Este estudo aprofundou a análise da interdependência entre a gestão de riscos de inovação e as empresas de TIC. As empresas adotaram uma abordagem proativa na identificação e mitigação de desafios, obtendo sucesso em atender às demandas do mercado e valorizar a inovação. A pesquisa enfatiza a importância de uma gestão de riscos sólida, não apenas como uma consideração periférica, mas como um elemento central de estratégia. As implicações se estendem às práticas empresariais, contribuindo para um ambiente mais resiliente e inovador.
DRUCKER P. F. O Gerente Eficaz: Conheça as técnicas e ferramentas fundamentais para se tornar um gestor de sucesso. 1997. São Paulo: Editora Nova Cultural. GONÇALVES, S. Mensuração e gestão de risco nos mercados de capitais: um estudo da evolução dos modelos de gerenciamento de risco financeiro. 2021. Dissertação de mestrado. SERGEEVA, I. G.; NEKRASOVA, O. A. Methods for identifying innovative risks in the activities of a small enterprise. Scientific journal NRU ITMO. Series "Economics and Environmental Management", n. 3, p. 14-19, 2017.