Resumo

Título do Artigo

IMAGEM DE PETRÓPOLIS APÓS AS CHUVAS DE FEVEREIRO E MARÇO DE 2022 E SEU IMPACTO NA ECONOMIA LOCAL
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Rodrigo Antonio Alves Lopes
Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto - UNIFASE - Universidade Católica de Petrópolis
2 - Sinara França Sanches Thes
Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto - UNIFASE - Petrópolis
3 - Humberto Medrado Gomes Ferreira
Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto - UNIFASE - Administração Responsável pela submissão
4 - Gabriel Vinícius Mamed de Miranda
-

Reumo

Petrópolis é um município da Região Serrana do Rio com população estimada de pouco mais de 300 mil habitantes, conforme dados coletados pelo IBGE. Uma de suas características são as montanhas e a proximidade com o mar, características essas que são o motivo de chuvas, enchentes e inundações históricas, inclusive anteriores a fundação da cidade, em 1843.Com as chuvas de 15 de fevereiro e 20 de março de 2022, Petrópolis foi castigado, com respectivamente 250 mm e 534 mm de chuva. Os dois eventos juntos causaram a morte de 241 pessoas, além de deixar mais de 900 desabrigados.
Após 2 anos de pandemia, em que o comércio começava a se reerguer, Petrópolis foi atingida pela maior tragédia registrada em sua história, destruindo parte do comércio do primeiro distrito. No pós-desastre, a cidade de Petrópolis encontra-se em alerta, qualquer chuva é motivo de tensão e angústia. Diante do contexto exposto, dá-se ênfase ao seguinte questionamento e que se torna seu principal objetivo: Qual a imagem de Petrópolis após as chuvas de fevereiro e março de 2022 e seu impacto na economia?
O Estado é uma entidade política que exerce poder sobre um território e sua população, sendo responsável por estabelecer e aplicar leis, garantir a ordem, proteger direitos e fornecer serviços públicos. Sua função principal é governar e administrar uma sociedade de acordo com as necessidades e interesses coletivos. Uma gestão pública, governamental e urbana eficaz e abrangente pode contribuir para superar os desafios enfrentados por Petrópolis após um desastre e melhorar a imagem da cidade.
De modo a atender os objetivos que fundamentam esse projeto, buscou-se estabelecer uma metodologia que possibilitasse atingir os objetivos determinados. Dessa forma, a pesquisa do trabalho teve um caráter exploratório, como base em aplicação de formulários online e pesquisas bibliográficas. Os dados coletados foram analisados e interpretados de forma qualitativa quantitativa. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado.
Na análise dos dados coletados, observa-se que os números ainda revelam uma preocupação em relação à possibilidade de mudança da cidade. Metade das pessoas entrevistadas (50,2%) admitiram ter considerado a ideia de se mudar de Petrópolis. Sem contar que a pesquisa aponta que pelo menos 38,6% dos respondentes mudaram de endereço por causa das chuvas. A pesquisa indica que 83,7% dos entrevistados ainda existem muitos problemas sem solução na cidade e que o poder público conseguiu recuperar de modo geral apenas 4,3% dos prejuízos causados pelas chuvas
Após as chuvas intensas ocorridas nos meses de fevereiro e março de 2022, a cidade de Petrópolis foi profundamente afetada, resultando em consequências significativas tanto para sua imagem quanto para a economia local. Essa catástrofe natural deixou marcas visíveis e demandou esforços de reconstrução, além de ter impactado diversos setores da economia. Apesar das circunstâncias desafiadoras, é importante destacar que Petrópolis possui potencial para reverter essa situação e reconstruir sua imagem. Para isso, são necessários esforços coordenados e estratégicos.
ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 16º ed. São Paulo: Método, 2008.. ARGON, Fátima. "Um passado que se repete: histórico de enchentes em Petrópolis revela urgência na adoção de providências". Disponível em: https://soupetropolis.com/2022/02/22/um-passado-que-se-repete-historico-de-enchentes. MONTEIRO R.L.S ; SANTOS D.S. (2019) A utilização da ferramenta google forms como instrumento de avaliação do ensino na escola superior de guerra. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online).