Resumo

Título do Artigo

UTILIZAÇÃO ALTERNATIVA DE BARCAÇA PARA MOVIMENTAÇÃO DE CONTEINERES ENTRE MARGENS DO PORTO DE SANTOS: UMA ANÁLISE FOCADA NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - José Edinaldo Feitosa dos Santos
FATEC BS - Prof. Rubens Lara - Praia Grande Responsável pela submissão
2 - Estela Pereira de Freitas
FATEC BS - Prof. Rubens Lara - Praia Grande
3 - DENILSON LUIZ DE CARVALHO
FATEC BS - Prof. Rubens Lara - 005

Reumo

Com foco na redução de CO2 e contribuindo assim para a sustentabilidade e as necessidades econômicas, uma vez que o único modal existente para esta movimentação é o modal rodoviário, tendo em vista a inclusão de tópicos citados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).? Dentre os modais mais utilizados para movimentação de grande volumetria de cargas em geral, constatou – se que o modal mais utilizado é justamente o que mais emite g.CO2/TKU, sendo ele o modal rodoviário. Redução dos transtornos ocasionados pelo fluxo de caminhões nas cidades circunvizinhas envolvidas o Porto BRSST
Comparar as emissões de CO² do transporte rodoviário realizado entre margens do Porto de Santos com a possível utilização de barcaças para essas movimentações. - Entender as principais nuances das transportações entre margens do Porto de Santos; - Favorecer as movimentações com menor impacto ambiental no que tange a emissão de CO²; - Mensurar, contrapor e divulgar as diferenças de emissões nas movimentações entre margens do Porto de Santos. Qual impacto na redução de emissões de CO² ao se movimentar cargas entre margens do Porto de Santos por Barcaça ao invés de caminhões?
Em 1990, foi criado o Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC) — Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática —, mecanismo de caráter científico com o objetivo de alertar o mundo sobre o aquecimento do planeta. Nesse ano, os cientistas constataram as alterações climáticas são provocadas, principalmente, pelo CO² (dióxido de carbono) emitido pela queima de combustíveis fósseis. (SENADO, 2023). Tendo como base apoio do governo e iniciativas privadas em todos os segmentos socioeconômico, em concordância com alguns autores foram definidos os parâmetros emissão de CO2.(DENILSON,2014).
Este estudo baseou-se em pesquisas exploratórias e bibliográficas apesar de não possuir suficientes fontes de referência, servindo como formulação de um problema para investigação mais exatas e criação de hipóteses, onde o pesquisador deseja compreender os processos em que o ambiente social influi no estilo de vida de um grupo de indivíduos ainda não pesquisado. (JUNIOR, 2011).Atentando-se aos diversos congestionamentos e transtornos ocasionados na movimentação de carga no em torno do porto de Santos, bem como nas cidades circunvizinhas, inclusive na emissão de gases de efeito estufa.
- Estimar de forma clara (mostrando passo-a-passo do método utilizado) as emissões de CO² do modal rodoviário; - Estimar de forma clara (mostrando passo-a-passo do método utilizado) as emissões de CO² das movimentações se fossem realizadas por barcaças. - Identificar a sustentabilidade ambiental das movimentações por barcaça na comparação realizada. No caso do transporte alternativo a emissão de CO2 é de 29,7 kg, ou seja, além de deixarmos de utilizar 54 carretas a emissão ainda ficaria menor em 25%, o que reduziria em torno de 960 kg de emissão de CO2 por viagem de barcaças.
Ao realizar esta pesquisa observou-se que existe vasta literatura sobre a emissão de CO2, em modais marítimos, ferroviários e rodoviários, no entando houve uma certa dificuldade em encontrar materiais de pesquisa comparativos entre modais fluviais e rodoviários, Uma das maiores dificuldades encontradas durante a pesquisa foi de enfatizar a questão sustentável para a viabilidade desse trabalho, devido a ausência de trabalhos anteriores não evidenciou-se o beneficio econômica mas apenas o ponto de vista sustentável, onde a pauta global foca em sustentabilidade.
ANTAQ, Agência Naciona do TransportesAquaviarios. 2022. Estatístico Aquaviário - Movimentação Portuária. Disponível em: https://web3.antaq.gov.br/ea/sense/movport.html#. Acessado em: 28 jul. 2023. DENILSON, CARVALHO LUIZ. 2014. Analise tripé da sustentabilidade no transporte por cabotagem. Pos.cps.gov.br. Dezembro de 2014. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/dissertacao/analise-do-tripe-da-sustentabilidade-no-transporte-por-cabotagem-um-estudo-de-caso-em-uma-empresa-transportadora-na-rota-manaus-am-a-santos-sp. Acessado em: 29 jul. 2023.