Resumo

Título do Artigo

Aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas ações de uma Cooperativa de Crédito
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luiza Reichert
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Prog de Pós-Grad em Administração - PPGA / UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí Responsável pela submissão

Reumo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (2016-2030) representam ações abrangentes para um mundo melhor. As cooperativas promovem a cooperação para alcançar as ações de desenvolvimento sustentável, expandindo seu propósito para além dos acionistas. Relatórios de sustentabilidade medem e divulgam o desempenho das empresas em direção ao desenvolvimento sustentável. As cooperativas, com abordagem equilibrada e transparente, desempenham um papel fundamental alinhado aos ODS. Este trabalho analisará como o Sicoob aborda essas metas em seu relatório de sustentabilidade (2022)
Cooperativas desempenham um papel crucial na Responsabilidade Social Corporativa e no desenvolvimento sustentável, ao integrar lucro, bem-estar social e ambiental de forma equilibrada e transparente. Sua ênfase na solidariedade, cooperação e transparência as torna essenciais na abordagem integrada das questões econômicas, sociais e ambientais, alinhando-se com os ODS. O presente trabalho analisa como o Sicoob, uma cooperativa, aborda as metas dos ODS em seu relatório de sustentabilidade, contribuindo para as metas globais de sustentabilidade das Nações Unidas.
A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) implica que as empresas considerem impactos sociais, ambientais, éticos e de direitos humanos, incorporando essas preocupações em suas estratégias. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável compõem uma agenda abrangente com 17 áreas temáticas distintas, visando orientar o desenvolvimento sustentável global. Cooperativas, parte da economia social, estão fundamentalmente comprometidas com a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e contribuem para resolver problemas associados ao capitalismo, enfatizando preocupações sociais e ambientais.
Para alcançar o objetivo da presente pesquisa, foi realizado um estudo de caso qualitativo e descritivo. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento a pesquisa documental, em que houve a análise do relatório de sustentabilidade de 2022 do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob). Assim, por meio dos dados coletados no relatório, foi possível encontrar as ações, programas e projetos desenvolvidos pelo Sicoob.
Por meio do levantamento dos dados, verificaram-se as seguintes ações, projetos e programas desenvolvimentos pelo Sicoob. Alcançado o objetivo do presente trabalho, observou-se que, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 11 deles tem algum envolvimento em ações do Sicoob e, alguns ODS e das metas, são apresentados mais de uma vez. Considerando o papel importante das cooperativas de crédito na promoção do desenvolvimento sustentável, sugere-se a inclusão de outros ODS na estratégia do sistema, como: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e ODS 5 – Igualdade de Gênero.
O presente trabalho buscou identificar as metas dos ODS implantadas através das ações, programas e projetos desenvolvidos pelo Sicoob no Brasil. Com base nessas informações, é possível identificar que alguns ODS já estão sendo considerados como importantes para o desenvolvimento. Conclui-se que o Sicoob atua, principalmente, com as metas e objetivos baseados na educação, crescimento econômico e desenvolvimento local, incentivo ao empreendedorismo e à inclusão social. Com base nisso, o sistema possui espaço para trabalhar e desenvolver outras ações, projetos e programas dedicados a outros ODS.
Assembly, G. (2015). Barbieri, J. C. (2009). Barbosa, G. S. (2008). Bezerra, M. C. L.; Bursztyn, M. (2000). Carroll, A.B. (1991). Carroll, A. B., & Shabana, K. M. (2010). Castilla-Polo, F., & Sánchez-Hernández, M. I. (2020). Castro, F. A. D., Siqueira, J. R. M. D., & Macedo, M. A. D. S. (2010). Christensen, H. B., Hail, L., & Leuz, C. (2021). Comissão Europeia (2012). Hocayen-da-Silva, A. J., & da Silva, A. H. (2021). Ingutia, R. (2021). International Cooperative Alliance (2013). International Cooperative Alliance (2016). Izzo, M. F., Ciaburri, M., & Tiscini, R. (2020). Jacobi, P. (2003) [..]