Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DA GESTÃO PÚBLICA NA PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO SOCIAL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS\PESQUISADORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS BRASILEIRA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Geisiane Antonita do Nascimento
Universidade Federal de Pernambuco - UFCG Responsável pela submissão
2 - Carla Pasa Gomez
-

Reumo

Para atender às demandas sociais e aumentar a participação da sociedade, os administradores públicos devem assumir uma nova postura. Eles devem estar abertos às mudanças e inovações, e devem criar e apoiar inovações sociais (SI). A (NGP) está intimamente ligada aos pressupostos da SI por se preocupar com o bem-estar social e promover a formação de redes de diversas partes interessadas como a colaboração e cooperação entre atores do setor público, privado e voluntário (terceiro setor) para identificar e resolver problemas desfavoráveis.
A literatura indica que a gestão pública pode ser moderadora, facilitadora, provisora, coprodutora, atenuadora ou apoiadora da inovação social (VELOTTI; BOTTI; VESCI, 2012; SCUPOLA et al., 2021). Assim, é preciso investigar quais papéis que a gestão pública pode assumir no desenvolvimento da inovação social, sendo assim, o objetivo deste estudo é identificar os papéis da gestão pública na promoção da inovação social a partir da perspectiva de acadêmicos/pesquisadores de instituições públicas de ensino brasileiras.
Os gestores públicos são os protagonistas da inovação social e trabalham em vários setores, organizações estatais e níveis, sendo estes, o nível macro onde os requisitos comuns para promover um SI são gerados, O nível meso prevê práticas de articulação entre vários setores, incentivando-os a participar da IS e o nível micro é onde as práticas são realizadas e absorvidas em vários âmbitos (OLIVEIRA, 2014; GÓMEZ; RODRIGUES, 2020). Analisando-se os preceitos da NGP toma-se que a mesma oferece suporte ao desenvolvimento de IS, além do mais ambas possuem diversos aspectos em comuns.
O estudo é de abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo. A técnica utilizada para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com acadêmicos/pesquisadores com expertise na área. Para o tratamento dos dados qualitativos optou-se pela análise de conteúdo de acordo com Bardin, enquanto na análise de dados quantitativos foram aplicados cálculos estatísticos (estatística descritiva).
A pesquisa identificou a existência de 16 papéis de atuação da gestão pública frente a inovação social, sendo estes, regulamentação, participação e engajamento, responsividade, igualdade, coliderança, coplanejar, cooperação, confiabilidade e legitimação, coprodução, coconstrução, redes e arranjos (interorganizacionais), codesign, coinovação, cogestão, cogovernança e empoderamento no nível macro. No nível meso foram identificados a coordenação e controle e a comunicação contínua como papéis da GP no desenvolvimento de iniciativas de inovação social, enquanto no nível micro apenas coavaliação.
Os resultados mostraram que os vinte e sete papéis analisados eram importantes (críticos ou muito importantes) para a promoção de iniciativas de inovação social. O grupo acadêmico de pesquisadores e os especialistas divergiam sobre o nível de atuação (macro, meso e micro) de alguns papéis. Assim, com base nas percepções dos entrevistados e na literatura estudada, foram identificados os papéis em cada nível de atuação da GP. Isso pode ajudar a entender melhor a dinâmica envolvida e criar oportunidades para inovação social.
ALBERTSON, K. et al. Towards a theoretical framework for social impact bonds. In: Nonprofit Policy Forum. de Gruyter, v. 11, n. 2, p. 1–10, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1515/npf-2019-0056. Acesso em: 12? ?set.? ?de 2022. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011. BRIX, J.; KROGSTRUP, H. K.; MORTENSEN, N. M.. Evaluating the outcomes of co-production in local government. Local Government Studies, 2020. v. 46, n. 2, p. 169–185. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03003930.2019.1702530. Acesso em: 15? ?fev.? de ?2022.